O quanto você conhece de si mesmo? Tem facilidade para negociar preço de produtos que deseja adquirir? Sente-se injustiçado pois é sempre você quem faz concessões?
Então, prepare-se para agir. Essa é a proposta de Eduardo Ferraz, que nos convida para uma reflexão bastante fluida sobre nossas estratégias de negociação. O livro traz ferramentas de autoanálise, histórias reais e conceitos motivadores para que possamos melhorar nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
“Negociar bem não significa ganhar sempre, mas chegar a acordos mutuamente vantajosos.”
Assim como no marketing, a negociação pressupõe trocas e compreender o que motiva tal negociação e qual o estilo do negociador pode ser um belo trunfo. Segundo o autor, temos cinco estilos básicos: competitivo (foco em resultados), cooperante (preocupa-se com o outro), impaciente (prático), perfeccionista (detalhista) e sedutor (otimista).
Seja para ganhar dinheiro, evitar uma perda ou um incômodo, sentir prazer, obter reconhecimento ou, simplesmente ser altruísta, toda negociação tem a ver com a personalidade e a conjuntura de cada uma das partes.
A definição de metas e uma estratégia clara de quais concessões se está disposto a ponderar, bem como os ajustes que se deve fazer também fazem parte da preparação para uma boa negociação.
Em 2015, participei do Women Vendors Exhibition and Forum, um evento internacional que aconteceu em São Paulo. E, entre dezenas de conversas com mulheres empreendedoras ficou uma lição: “Nunca venda no desespero”, disse Archana Bhatnagar, fundadora da Haylide Chemical.
Aqui fica a recomendação de uma leitura prazerosa e inspiradora gentilmente cedida pela Fnac Curitiba. Lembre-se sempre que compreender como se comporta nosso consumidor pode ser um excelente passo para o sucesso. Bons negócios.
Juliana Ceccatto