A Silvia foi minha primeira chefe. Lembro-me direitinho dela chegando na livraria com seus cabelos esvoaçantes. Andar rápido, olhar ágio, observava cada cliente, lembrava de cada encomenda e também de suas preferências. “Linha dura” mas sempre com sorriso no rosto comandava uma tropa. Com ela aprendi disciplina, agilidade e atenção. Com maestria rodava seus funcionários em diferentes funções e setores, o que lhe garantia respeito e liderança da equipe. Sabe aquelas frutas que quanto mais maduras vão ficando melhores? É Silvia.
O que significa trabalho para você?
Significa vida. Ao me aposentar percebi que ainda tinha muito a contribuir para as novas gerações. Atualmente trabalho como gestora nas Academias Gustavo Borges (Curitiba) e nosso público é muito o da família que busca, além de aprender a nadar, atividades físicas complementares (musculação, pilates e hidroginástica), qualidade de vida e bem-estar. Continuo apaixonada por trabalhar com pessoas e estou ansiosa para continuar contribuindo com minha experiência e conhecimento.
Quais competências gostaria que seus filhos aprendessem para atuar com sucesso no mercado de trabalho?
Inteligência emocional, capacidade de manter boas relações interpessoais, empatia, resiliência além da capacidade de entregar bons resultados em cenários diversos.
Conciliar carreira e família é sempre um desafio. Qual sua dica de ouro para que tudo funcione bem?
Priorize a família acima de tudo. Comunique-se. Mantenha um diálogo aberto e honesto com sua família sobre sua agenda de trabalho e compromissos. Isso ajuda a garantir que todos estejam alinhados e compreendam suas responsabilidades.
Qual foi a principal questão que você passou a compreender depois que se tornou mãe?
Mais do que nunca somos capazes de exercer múltiplas funções. É preciso estabelecer limites e definir horários específicos para o trabalho e para a família. Além disso, tento manter esses limites e evito levar trabalho para casa (sempre que possível).
O que sua mãe lhe ensinou de mais precioso?
Que dá muito trabalho, mas o amor e a troca são imensuráveis. Minha mãe é uma forte matriarca que lidera e protege sua família com amor e firmeza. É o pilar que sustenta a família em momentos difíceis e a fonte de apoio e orientação em todas as situações. Sua presença é reconfortante e sua sabedoria é valorizada por todos que a cercam.
Qual pensa ser o seu legado para seus filhos?
A importância da educação formal (e informal), ou seja, a busca pelo conhecimento e pela aprendizagem constante, bem como a busca por novas habilidades e experiências. Além disso, quero ensinar valores como respeito, empatia, honestidade, solidariedade, gratidão e tolerância. Quero que entendam a importância de agir com ética e de respeitar as diferenças. A importância das tradições familiares criando momentos especiais em família, celebrando datas juntos, compartilhando histórias e fortalecendo esses laços.
Para finalizar… E você se parece com quem? Com sua mãe? Ou com seu pai?
Tenho traços do meu pai, mas sou muito minha mãe.
Silvia Helena Barreiro é mãe de Anna Carolina Jorge (29 anos) e João Pedro Jorge (26 anos). Tem MBA em Gestão Empresarial, mais de 35 anos de carreira no varejo passando por Leroy Merlin Brasil, Lojas Daju e atuando como consultora. Sua carreira foi consolidada na Livrarias Saraiva onde liderou 23 lojas da rede nas regiões sul e sudeste do Brasil. Atualmente é Gerente Geral na Academia Gustavo Borges Curitiba.