Administração,Curitiba Mercado de trabalho

Mercado de trabalho

A sócia fundadora e CEO da LeWarPro, Leandra Cortelleti, conta como está o mercado de trabalho na carreira executiva em Curitiba, dá dicas de leitura e conta como a tecnologia está mexendo com as oportunidades na capital paranaense.

De maneira geral, como está o mercado de trabalho na carreira executiva em Curitiba?

Encontra-se em retomada em virtude das últimas crises e do cenário atual de instabilidade econômica. Percebemos uma leve melhora no volume de oportunidades executivas, no entanto, com ainda uma sensível diminuição nas remunerações.

O mercado tem exigido profissionais cada vez mais versáteis, com vasta bagagem, qualificações diversas e focados em eficiência e resultados. As oportunidades tem surgido num maior volume nas empresas que estão em processo de reestruturação e precisam alavancar resultados a curto prazo. Outra vertente é a de empresas que precisam se atualizar ou se adaptar ao novo cenário de tecnologia para manterem-se competitivas. No setor financeiro o rumo é o aumento dos serviços e contas digitais por apps.

Como estão sendo recrutadas pessoas para trabalho part time ou home office? Que tipo de empresa busca este perfil de pessoa?

Hoje a tecnologia nos permite trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet, isso abre o leque. Este tipo de trabalho exige disciplina, organização e foco.

O processo seletivo não muda. Nosso foco é buscar alguém que se adapte a esses modelos. As empresas que tem buscado acompanhar as tendências de mercado relacionadas a inovação tem aderido a este tipo de trabalho. É vantajoso para ambos, o profissional pode ter a flexibilidade ou trabalhar no conforto de casa e o empregador reduz custos com estrutura.

Leandra Cortelleti, sócia fundadora e CEO da LeWarPro

Toda nova posição no mercado requer algumas habilidades. Antigamente se falava em diferenciais como inglês, pós-graduação… quais são os atuais?

Na nossa visão, e em estudos que temos feito, os diferenciais são divididos em soft skills como empatia, conexão, liderança servidora, criatividade e inteligência emocional e em hard skills que são as habilidades de qualificação técnica. Uma das tendências é a busca por aprendizado contínuo não limitando o conhecimento somente à sua área de atuação. Independentemente da área é preciso aprender sobre tecnologia e o mundo digital. O domínio de idiomas também permanece presente.

Num mercado que hoje tem uma taxa de desemprego de 12%, os profissionais que tem habilidades de relacionamento tendem a permanecer nas empresas diante da necessidade de uma redução de equipe e encantam os recrutadores nos processos seletivos.

Quão importante é o autoconhecimento na busca de oportunidades de emprego? Que ferramentas indicaria?

É fundamental tanto para o processo seletivo quanto para a consolidação da carreira. Saber quais são suas fortalezas além de gerar autoconfiança facilita a demonstração dos diferenciais no processo seletivo. Ter clareza daquilo que precisamos otimizar, bem como ter a disposição para tal, demonstra capacidade e maturidade diferenciando-o dos outros candidatos.

Utilizamos ferramentas baseadas na já consolidada teoria DISC, bem como outras ferramentas de avaliação de valores, motivadores e inteligência emocional. Minha sugestão de leitura são: “Descubra seus pontos fortes” de Marcus Buckingham e “Inteligência positiva” de Shirzad Chamine.

Na LeWarPro vocês têm atuado de maneira muito rápida, trabalhando com vídeo currículo. Como funciona essa tendência?

O vídeo currículo é uma maneira eficaz e ágil de aproximar os profissionais das empresas. Por meio dele o empregador pode ver quem é o profissional. Assim quebramos a barreira da folha A4 e passamos a ter pessoas interagindo em etapas do processo. O que antes não acontecia.

Essa metodologia reduz em até quatro vezes o tempo dos processos seletivos utilizando a tecnologia para automatizar as etapas mais burocráticas. Conseguimos muitas vezes dar retorno para os profissionais e para os nossos clientes no mesmo dia. Processos que se fossemos trabalhar no formato tradicional (análise do currículo, a entrevista pessoal com a consultoria e depois a apresentação do candidato para o cliente) levariam certamente muito mais de uma semana.

É algo que vem para ficar e para facilitar os processos, além de claro, aumentar a interação entre candidato e cliente.

Fabio Guerra, sócio fundador e diretor executivo e Leandra Cortelleti, sócia fundadora e CEO da LeWarPro

Agora a entrevista é on-line e o cliente tem acesso aos candidatos quase que imediato, reduzindo custos de deslocamento e tempo de avaliação. Destinamos nossa atenção ao processo de avaliação de perfil e entendimento da cultura empresarial do cliente, tornando o processo mais assertivo com agilidade e confiabilidade na entrega dos finalistas.

Entendemos que nosso serviço impacta diretamente na vida das pessoas e na sustentabilidade das empresas. Prezamos pelo respeito com todos os candidatos e ajudamos para que o cliente possa tomar as escolhas que mais agreguem valor ao seu negócio. No entanto, nosso trabalho não acaba com a contratação do profissional, acompanhamos o processo de adaptação do mesmo o que, segundo nossa visão, é fundamental para a eficiência do processo.

Related Post

Mestres em administração da Euromed recebem diretor da Sorttie para curso em MarselhaMestres em administração da Euromed recebem diretor da Sorttie para curso em Marselha

Pelo terceiro ano consecutivo, o diretor da Sorttie Soluções Criativas, Sérgio Póvoa Pires é convidado pela Euromed Management Marseille para ministrar curso para os alunos de mestrado em Administração. Segundo pedagógica de programas